
Cíntia Neves, ceramista há 12 anos, porém nos últimos 4 anos se dedica mais intensamente a esculturas em cerâmica, sob influência do acadêmico e contemporâneo.
Desde pequena já era apaixonada pelas artes, desenhava e pintava com lápis de cor sem compromissos, mais tarde fez cursos livres de desenho e pintura em tela.
A paixão pela cerâmica surgiu após uma visita à cidade de Cunha/SP em 2008 e a oportunidade de aprender veio após alguns anos, expondo pela primeira vez em 2013 numa coletiva na Casa de Cultura em Piraí/RJ onde reside e, no ano seguinte, no Sesc/BM, com peças decorativas em cerâmica.
Sempre retratando coisas belas em suas esculturas, seu objetivo também é este. A beleza da escultura deve conquistar sorrisos e alegrias daqueles que as contemplam.
As formas humanas são sua maior inspiração, por isso estão sempre presentes em seu trabalho, mostrando de forma figurativa os sentimentos, expressões, caracteristicas e particularidades de cada um. Busca interpretar a beleza do cotidiano, do simples e do afetivo em cada obra.
Suas obras estão espalhadas pelo Brasil, através dos diversos investidores que se encantaram com elas.
No período de 2020 a 2021 participou de exposições virtuais sendo elas:
Expo Virtual-Produção de Arte Cerâmica em Tempos de Coronavirus
Expo Virtual Artesanato do Vale do Café - Identidade e Tradição
1º Salão Ceramistas do Brasil Expo de Arte
Em 2022 ganhou vários prêmios por suas esculturas, sendo o primeiro deles, Medalha de Prata na Associação Paulista de Belas Artes/SP com as obras "Conexão" e "O Abraço". Estas também, em seguida, participaram da exposição coletiva Arte Expo Brasil, na Odisseia Casa de Cultura/SP, onde obteve o 1º lugar na Categoria Esculturas em votação pública online.
Em Junho, sua escultura "Cuidado de Mãe", participou da 1ª Mostra Online de Cerâmica do CCBras.
Em Julho participou da Expo Cores do Brasil na Odisseia Casa de Cultura/SP com as esculturas "Conexão", "O Abraço" e "Apenas Aguardando".
Em Agosto foi convidada a dar entrevista para a TV Rio Sul (afliada da Rede Globo) - matéria sobre os ceramistas de Piraí/RJ
Em seguida recebeu Menção Honrosa no Salão Municipal Acadêmico e Contemporâneo de Artes Plásticas Prof. Ernesto Quissak e Quissak Júnior em Guaratinguetá/SP com as esculturas "Cuidado de Mãe" e "Negra com Turbante".
E fechando o mês foi premiada com Medalha de Ouro com a escultura "Apenas Aguardando" no salão das Esculturas na Associação Paulista de Belas Artes/SP.
De Outubro a Dezembro, participou da Expo Brasil Amazônia, primeiramente na Odisseia Casa de Cultura/SP e depois no Circolo Italiano/SP onde recebeu Medalha de Bronze pela obra "Brisa Sagrada".
Em Janeiro de 2023 participa do 2º Salão Ceramistas do Brasil Expo de Arte
Em Março participou de uma seleção do Sebrae para escolha de artistas do Estado do Rio de Janeiro, ficando entre os quatro primeiros para representar a região Sul Fluminense na Rio Artes Manuais.
Em Abril aceitou o convite da TV Rio Sul novamente para a programação de aniversário do Programão de Sábado, em que participou com uma escultura exclusiva O Sucesso ao Alcance das Mãos.